SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 19H30
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EM PAUTA
 
Projeto de lei visa a conscientização sobre o perigo do uso de cerol e linhas cortantes
 
09/09/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva

Está em pauta na sessão da Câmara Municipal de Marialva desta segunda-feira (9) o Projeto de Lei Ordinária nº 25/2019, que institui no Calendário Oficial do Município a ‘Semana de conscientização, prevenção e combate ao uso de linhas cortantes em pipas e papagaios”, a ser celebrada anualmente entre o primeiro e o segundo domingo do mês de outubro, data em que se comemora do “Dia Mundial da Pipa”. 


A proposta, de autoria do vereador Wesley Araújo (PR) tem como objetivo conscientizar pais e responsáveis sobre a periculosidade do uso do cerol e orientar a prática de empinar pipas e papagaios sem o uso de linhas cortantes e em locais apropriados. 


“A intenção do projeto não é proibir que pais e filhos se divirtam, mas que evitem materiais perigosos. Empinar pipa é uma prática saudável para crianças, jovens e adultos. Essa cultura não pode morrer, mas devemos conscientizar a população sobre qual a melhor forma de promover essa recreação”, explicou. 


A Lei Estadual 16.246 de 22/10/2009, já proíbe a fabricação e a comercialização da mistura de cola e vidro, popularmente conhecida como cerol, bem como qualquer outro produto cortante que possa ser aplicado em pipas ou papagaios. Mas, constantemente, ocorrem casos de acidentes de trânsito, envolvendo motociclistas e pedestres, e cortes e lacerações em crianças e animais, provocados pelo uso desses produtos. 


O cerol é a mistura de cola de madeira com o vidro ou limalha de ferro que se aplicam nas linhas. Já a linha chilena, que tem o corte quatro vezes maior que a do cerol, é feita a partir de quartzo moído e óxido de alumínio. Utilizadas para “derrubar” outras pipas, as linhas e o cerol oferecem riscos também para os próprios praticantes. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Confira o que foi debatido na 3ª audiência pública para a revisão do Plano Diretor
» Secretaria Municipal de Saúde presta contas sobre atendimentos realizados entre maio e agosto deste ano
» Sugestões de munícipes encaminhadas pelo Banco de Ideias serão discutidas na sessão de hoje
» Confira os projetos em pauta na sessão desta segunda-feira, dia 9 de setembro
» Prédio do Legislativo é iluminado em apoio ao Setembro Verde
» Prazo para que as empresas participem do Refis do TSSA é prorrogado para 31 de outubro
VER TODAS