SESSÕES ORDINÁRIAS: TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 18h30
Combate a corrupção
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / RESULTADO
 
Casal Wakita, pioneiros da viticultura de Marialva, recebem homenagens com nomes de ruas no Jardim Império do Sol
 
13/06/2022
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva
Crédito:

Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Marialva o Projeto de Lei Ordinária nº 13/2022, de autoria do Paulinho (PL), que denomina de "Rua Kiyo Wakita" a atual Rua Projetada C e de "Rua Toshikatsu Wakita" a atual Rua D, ambas localizadas no Jardim Império do Sol, na Gleba Ribeirão Sarandí. A proposta foi discutida em regime de urgência com dispensa de interstício na sessão ordinária do dia 6 e junho. 

 

Exatamente nessa região da Gleba Ribeirão Sarandí, Toshikatsu e Kiyo Wakita estabeleceram residência em 1960. Naturais do Japão, eles haviam desembarcado no Navio Brasil Maru no Porto de Santos-SP, juntamente com seus filhos Kunikazu, Masaaki, Norihiko e Okifumi, seis anos antes. 

 

A família foi pioneira na viticultura local. A crença deles na produção de uva era tamanha que erradicaram o cafezal da propriedade para dar lugar ao cultivo, mesmo tendo encontrado muita dificuldade para conseguir as mudas e iniciar o plantio. Na época, apenas o produtor Hoshiya plantava uvas na região de Maringá. Hoshiya resistia em ceder ramas por medo da concorrência. 

 

Toshikatsu foi insistente e propôs trabalhar de graça na propriedade de Hoshiya em troca de algumas ramas. Foi dessa forma que se deu início a viticultura marialvense. Toshikatsu já recebeu o título de Cidadão Benemérito de Marialva, através do Decreto Legislativo nº 12/98. 

 

Kiyo Wakita faleceu no dia primeiro de fevereiro de 1998, aos 87 anos e o Toshikatsu no dia 12 de fevereiro de 1999, aos 95 anos. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereador Paulinho cobra execução da pintura para demarcação de vagas de estacionamento
» Confira os projetos em pauta na sessão ordinária da Câmara de Marialva nesta segunda-feira, dia 4 de julho
» Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
» Confira os projetos em pauta na sessão ordinária da Câmara de Marialva nesta segunda-feira, dia 27 de junho
» Câmara vota programa de capacitação e apoio psicológico de cuidadores familiares
» Pedreiro, fiscal de obra, guarda municipal: confira os cargos que passarão a receber adicional por natureza do trabalho
VER TODAS