MAIS LINKS

DESTAQUE LEGISLATIVO MEMÓRIA TRANSPARÊNCIA
Câmara Jovem
Arquivos de Áudios
História de Marialva
Lei de Acesso à Informação
Câmara nos Bairros
Comissões
Homenagens
Diárias
Rádio Câmara
Lei Orgânica
Lista de Prefeitos e Vereadores
Prestação de Contas
Assista ao vivo
Mesa Diretora
Símbolos do Município
Orçamento e Finanças
INSTITUCIONAL
Ordem do Dia
 
Salários e Subsídios
Editais de Licitação e Pregão
Projetos de Lei
 
Contratos
Concursos
Proposições
 
Código Tributário
Hollerite Online
Regimento Interno
 
Perguntas Frequentes
Servidores
Sessões
   
Webmail
Tribuna Livre
   
Fale Conosco
Conselho de Ética
Legislador
Notícias
Agenda
Fotos
Departamentos
Pautas
Vereadores
Transparência
Mais links
NOTÍCIAS
Emenda retira prazo de vacância em projeto que trata da abertura dos supermercados no segundo domingo do mês
Publicado em: 06/07/2018
A +     A -

Nesta segunda-feira (9), o plenário da Câmara Municipal de Marialva vota o Projeto de Lei (21/2018), de autoria do vereador Jefferson Garbúggio (PT), que regulamenta o funcionamento dos supermercados de Marialva no segundo domingo de cada mês, no horário das 8h às 18h. 

O projeto entra em pauta juntamente com a Emenda Modificativa (01/2018), de coautoria dos vereadores Jefferson Garbúggio, Josiane, Carlos Eduardo, Luciano Dario, Xuxa, Onésimo Bassan, Paulo Barbado e Ricardo Vendrame, que altera a redação do artigo 9º do texto original, retirando o período de vacância de noventa dias para a vigência da lei e estabelece que a medida passará a valer a partir da data de sanção do prefeito.
 
Além de alterar o prazo, a emenda também retira da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico a responsabilidade de protocolar o requerimento de autorização de funcionamento dos estabelecimentos que desejarem obter o aval da Prefeitura para funcionar nos demais domingos e feriados do mês, deixando livre para a definição do Prefeito a designação da secretaria ou departamento que deverá ser encarregada de realizar tal medida. 
 
A emenda foi apresentada depois da audiência pública que debateu o tema na última quarta-feira (4). Na ocasião, o Presidente do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Maringá, Walter de Souza Fernandes sugeriu tal alteração. “Em Maringá, a lei só vai entrar em vigência agora em agosto. Isso foi errado. Se demorar tanto tempo para essa lei começar a valer, o prejuízo será muito grande”, defendeu.

Entenda o projeto
Depois da Câmara Municipal de Maringá aprovar no início deste ano a abertura dos supermercados ao primeiro domingo de cada mês, a Câmara de Marialva e de Sarandi iniciaram a discussão sobre a regulamentação do funcionamento do comércio de gêneros alimentícios. 
 
Em Maringá, a lei, já sancionada pelo prefeito, começa a vale a partir de agosto, mas entidades patronais lutam na Justiça contra a regulamentação. Em Sarandi, os vereadores também realizaram audiência sobre o assunto na noite da última terça-feira, dia 3 de julho. 
 
Em Marialva, o Projeto de Lei Ordinária 21/2018 foi protocolado no dia 18 de maio e recebeu parecer favorável da assessoria jurídica da Casa. O texto regulamenta a abertura dos supermercados e hipermercados do segmento varejista e atacadista apenas no segundo domingo de cada mês, no horário das 8h às 18h.
 
Caso desejem abrir nos demais domingos e feriados, grandes redes de supermercados deverão ter autorização da Prefeitura, solicitada por meio de requerimento, subscrito juntamente pelo o sindicato profissional ou patronal representante. O pedido de autorização de funcionamento deverá ser feito de acordo com o que for definido (datas e horários) em acordo coletivo ou durante convenção coletiva de trabalho. 
 
O projeto abre exceção para empresas de economia familiar. Mercados que tenham até cinco funcionários poderão funcionar em todos os domingos, observada a legislação trabalhista aplicável e independentemente de autorização da Prefeitura.
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva 
 
Câmara Municipal de Marialva - Rua Nossa Senhora do Rocio, 873 - CEP 86990-000 - Marialva / PR - Fone: (44) 3232-1300
Desenvolvimento