Rafael Cecato desmitifica mitos eleitorais em oficina do Câmara Jovem
Publicado em: 23/08/2018
A +     A -

O Chefe da 81ª Zona Eleitoral, Rafael Cecato, participou do último encontro do Câmara Jovem nesta quarta-feira (22). No bate-papo com os jovens, Cecato falou sobre a importância da participação do cidadão no processo eleitoral e desmitificou algumas Fake News que têm  circulado pela web. Veja abaixo.

Em conversa com os estudantes, Cecato comentou também sobre a abstenção no dia das eleições, o voto em trânsito e sobre as vantagens em ser mesário voluntário. Os participantes do Câmara Jovem também foram presenteados com exemplar da Constituição em Miúdos, publicação do Senado Federal que traz parte do conteúdo da Carta Magna em linguagem acessível às crianças e adolescentes.

Voto em branco vai para quem está ganhando?
"O voto em branco não é um voto válido e por isso não é atribuído a nenhum dos candidatos."

Votar nulo anula uma eleição?
"Os votos nulos não são considerados válidos e por isso não contam para a apuração do resultado. Votar em branco ou votar nulo é a mesma coisa que não ir votar nos dias das eleições."

As urnas eletrônicas não são seguras
"A urna eletrônica é referência mundial em processos eleitorais. Ela não tem conectividade com à internet em momento algum, o que evita fraudes por qualquer tipo de acesso remoto. O Setor de Tecnologia do TSE é muito bem equipado, com servidores efetivos capacitados. Durante o ano, dias antes das eleições e no dia das eleições são realizados testes para verificar se há algum tipo de problema. Auditores, juízes, membros dos partidos acompanham e participam desses testes. Tenho dez anos de experiência no fórum eleitoral e posso assegurar que não há como fraudar a máquina."

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marialva