MAIS LINKS

DESTAQUE LEGISLATIVO MEMÓRIA TRANSPARÊNCIA
Câmara Jovem
Arquivos de Áudios
História de Marialva
Lei de Acesso à Informação
Câmara nos Bairros
Comissões
Homenagens
Diárias
Rádio Câmara
Lei Orgânica
Lista de Prefeitos e Vereadores
Prestação de Contas
Assista ao vivo
Mesa Diretora
Símbolos do Município
Orçamento e Finanças
INSTITUCIONAL
Ordem do Dia
 
Salários e Subsídios
Editais de Licitação e Pregão
Projetos de Lei
 
Contratos
Concursos
Proposições
 
Código Tributário
Hollerite Online
Regimento Interno
 
Perguntas Frequentes
Servidores
Sessões
   
Webmail
Tribuna Livre
   
Fale Conosco
Conselho de Ética
Legislador
Notícias
Agenda
Fotos
Departamentos
Pautas
Vereadores
Transparência
Mais links
NOTÍCIAS
Câmara Jovem discute sistema de triagem por cores para o atendimento de pacientes na rede pública municipal
Publicado em: 17/09/2018
A +     A -

Na quarta sessão do Câmara Jovem, que acontece nesta quarta-feira (19), os participantes discutem a proposta de instalação de painéis eletrônicos de chamada para a realização de triagem nas UBSs e no Pronto Socorro Municipal. A proposta foi apresentada pela vereadora jovem Camila Nápolis, aluna do Colégio Anjos Custódios. 

Elaborada em estrutura de indicação, a proposta sugerida ao Executivo tem como objetivo a avaliação e identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A aluna sugere que cores (vermelha, azul, amarela, verde) sejam utilizadas para orientar a prioridade do atendimento e determinar o tempo máximo de espera para o atendimento. Por exemplo: O vermelho indica emergência, caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte. O amarelo significa urgente para casos de gravidade moderada, com necessidade de atendimento médico mas sem risco imediato. 
 
Os participantes também analisam a proposta dos vereadores jovens João Vitor Domingues Romeiro e Fernando Santos Rocha, alunos do Colégio Anjos Custódios e do Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha, respectivamente. A dupla sugere que seja realizada limpeza e roçada na passagem de pedestres Cândido Calvo, nas proximidades do Clube dos Trinta. De acordo com os estudantes, os munícipes reclamam que o mato alto no local tem contribuído para ocorrências de assaltos.
 
Logo após a sessão, os alunos recebem Tiago Valenciano, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), para um bata papo sobre "Democracia: direitos e deveres de todos". 
 
As sessões do Câmara Jovem acontecem mensalmente às 14h no plenário da Câmara Municipal e são abertas a participação de demais estudantes e da população. 
 
O Programa Câmara Jovem tem finalidade de estimular a formação política e cidadã de estudantes. Assim, as propostas dos vereadores jovens são encaminhadas como sugestões às autoridades competentes.
 
 
Câmara Municipal de Marialva - Rua Nossa Senhora do Rocio, 873 - CEP 86990-000 - Marialva / PR - Fone: (44) 3232-1300
Desenvolvimento