Saúde de Marialva abre horários extras para o Outubro Rosa
As ações da campanha Outubro Rosa em Marialva se iniciam nesta quarta-feira, dia 3. Dentre as ações, a Prefeitura estendeu o horário de atendimento das unidades básicas de saúde para o período noturno e para as manhãs de sábado (veja cronograma abaixo), facilitando a realização da coleta do preventivo, do exame clínico das mamas e da mamografia para as mulheres que trabalham durante o dia.
Estima-se que com a ampliação no horário de atendimento, a Prefeitura estará concedendo 336 novas vagas para esses procedimentos ao longo do mês. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada em cada dia programado.
Segundo o secretário de Saúde, José Orlando Villa, a oferta desses exames também continuam nos horários habituais e todas as mulheres que realizarem os procedimento receberão uma necessaire de brinde.
“O exame preventivo e o exame clínico de mamas são importantes e servem para a detecção precoce de doenças, facilitando o diagnóstico e o tratamento. Também é importante lembrar que estes serviços são oferecidos pelas unidades de saúde durante todo o ano”, afirma Villa.
Público-alvo
O público prioritário indicado para os procedimentos são os seguintes:
Preventivo de câncer de colo de útero: mulheres entre 25 e 64 anos, principalmente as que não fizeram a coleta nos últimos três anos;
Exame clínico das mamas: mulheres a partir de 40 anos;
Solicitação de mamografia: quando há histórico familiar (grupo de risco), mulheres a partir de 35 anos; quando não há o histórico, mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.
Sempre é bom lembrar que o público prioritário não impede que mulheres em outras faixas etárias também realizem os procedimentos.
Confira o cronograma dos horários especiais em cada unidade:
Dia 3 (quarta-feira), das 17h às 21h: Shenandoah e João de Barro;
Dia 4 (quinta-feira), das 17h às 21h: Cambuí;
Dia 6 (sábado), das 8h às 12h: Clínica da Mulher;
Dia 9 (terça-feira), das 17h às 21h: Clínica da Mulher;
Dia 10 (quarta-feira), das 17h às 21h: Aquidaban, Planalto e Clínica da Mulher;
Dia 17 (quarta-feira), das 17h às 21h: João de Barro, Planalto, Regência, Vila Brasil, Clínica da Mulher e Clínica Materno-Infantil;
Dia 18 (quinta-feira), das 17h às 21h: Cambuí;
Dia 23 (terça-feira), das 17h às 21h: Clínica da Mulher;
Dia 24 (quarta-feira), das 17h às 21h: Vila Antônio, Vila Brasil e Aquidaban;
Dia 25 (quinta-feira), das 17h às 21h: Clínica da Mulher;
Dia 27 (sábado), das 8h às 12h: Clínica da Mulher.